mulher-encaracolada-de-expressao-alegre-come-deliciosa-sobremesa-esta-de-bom-humor-passa-o-tempo-em-aconchegante-cafeteria-aprecia-saborosa-salada-de-frutas-mulher-atraente-descansando-sozinha-apos-a-excursao

Nutrição Comportamental

 

Por Dra. Dra. Isabella Urrestarazu

Antes de abordarmos a Nutrição Comportamental é importante saber a diferença sobre nutrição e comportamento alimentar. Em diversos artigos científicos podemos compreender que o conceito de nutrição é o foco no estudo dos nutrientes; já o comportamento alimentar é definido pelas ações em relação ao ato de se alimentar: como, quando e de que forma comemos, ou seja, é o resultado das interações entre o estado fisiológico, psicológico e o ambiente em que vivemos.

Pensando nisso, a proposta da nutrição comportamental é trocar a prescrição restritiva por um planejamento alimentar composto de exercícios e metas, envolvendo o estado emocional do indivíduo, sua situação atual e seu contexto sociocultural

Vamos pensar que educar em saúde significa promover novos comportamentos, sendo assim, devemos saber que o caminho para mudanças alimentares é se preocupar com os pensamentos do indivíduo e acessar suas percepções, porque o que eles enxergam como real (sendo verdadeiro ou não) influencia sua habilidade de seguir certo comportamento alimentar.

Para promover a mudança de comportamento alimentar é necessário entender que o comportamento está associado ao que o indivíduo conhece e acredita sobre alimentação e nutrição, e aquilo que sente sobre a comida. Também devemos considerar que suas atitudes alimentares são influenciadas por crenças e fatores ambientais, como cultura, família, religião etc.

Agora que entendemos que o comportamento alimentar depende daquilo que conhecemos, acreditamos, sentimos e pensamos é importante saber que isso influenciará as nossas escolhas alimentares. A escolha alimentar é abordada por diversos fatores e as decisões podem ser tomadas de forma consciente e automáticas, habituais e subconscientes. Ao mesmo tempo que a comida fornecerá energia para o corpo também será uma fonte de prazer e recompensa, além de um vínculo social, portanto, as escolhas vão refletir em todas essas características.

Ao realizar um atendimento com as premissas da Nutrição Comportamental o nutricionista atua como terapeuta nutricional (TN), pois a terapia é uma intervenção voltada para lidar com diferentes tipos de problemas, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do indivíduo.

Ser um terapeuta nutricional (TN) está muito além de discutir o que as pessoas comem, é discutir também o porquê e como, e ajudá-las a entender a relação entre emoções e comportamentos alimentares.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse a nossa página de Política de Privacidade