mulher-de-roupao-segurando-uma-xicara-de-cha-quente-humor-de-outumn

Qualidade do sono e uso de chás

Por Dra Renata Quaresma Pahlsson.

 

A qualidade de vida é um conceito que engloba vários aspectos, incluindo a saúde física e mental. Cuidar da saúde é fundamental para prevenir doenças e obter uma vida com mais qualidade. Sabemos que existem alguns fatores que são essenciais, como por exemplo, uma alimentação equilibrada, a pratica regular de atividade física e o cuidado com o sono. 

Durante o sono, ocorrem diversas atividades voluntárias importantes para a consolidação da memória, recuperação física e emocional, regulação hormonal e outras funções essenciais. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em pegar no sono ou manter um sono de qualidade, o que a longo prazo, pode levar a problemas de saúde.

Uma prática comum para melhorar a qualidade do sono é o uso dos chás com propriedades calmantes e sedativas. O chá é uma bebida feita a partir da infusão de folhas, flores, raízes ou outras partes de plantas em água quente. Entre os chás mais populares estão a camomila, valeriana, lavanda, maracujá e a melissa.

A camomila contém compostos como a apigenina, com efeitos ansiolíticos e sedativos. Estudos mostram que a camomila ajuda a melhorar a qualidade do sono e reduzir os despertares noturnos. A valeriana e a lavanda são plantas com efeitos sedativos e que podem ajudar a acalmar o corpo e a mente antes de dormir.

O maracujá é uma fruta rica em composto como a quercetina, com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Além disso, o maracujá tem efeito no sistema nervoso central, ajudando a induzir o sono e melhorando a sua qualidade. A melissa, também conhecida como erva cidreira é uma planta com efeitos calmantes e sedativos que contribuem para um sono mais profundo. 

Apesar dos chás serem naturais, é importante lembrar que nem todos os chás são seguros e eficazes para todas as pessoas. Podem haver interações medicamentosas e efeitos colaterais dependendo da quantidade. É sempre importante avaliar cada caso de forma individualizada.

Além do uso dos chás, manter um horário regular para dormir e acordar, evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, criar um ambiente confortável e silencioso, evitar cafeína e álcool algumas horas antes de ir para cama, são hábitos fundamentais para contribuir para uma boa noite de sono.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse a nossa página de Política de Privacidade