Intestino, nosso segundo cérebro
Por Dra. Carina Piolo.
Talvez você já tenha ouvido falar na conexão do eixo Intestino – Cérebro?
Se não, vou tentar desmistificar de maneira bem prática. Vamos lá!
O intestino trata-se de um órgão independente, ou seja, ele não depende de outro (s) órgãos para funcionar, bem como o cérebro.
O que ocorre é que o Intestino é um órgão importantíssimo porque participa de várias funções em nosso corpo e, desta forma, impacta direta ou indiretamente em vários outros órgãos e funções no nosso organismo.
Dentre várias as funções do intestino, digestão, absorção, participação de 70-80% no sistema imunológico, produção de hormônios, produção de neurotransmissores e, processo de detoxificação do fígado e rins, vou abordar uma delas:
Produção de neurotransmissores (células que caracterizam o sistema nervoso, responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro). Aqui já começamos a responder sobre esta tão importante conexão Intestino – Cérebro.
Imaginem vocês que o cérebro é responsável pela produção de 95% serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas. Esta molécula, também conhecida por "hormônio da felicidade" é produzida a partir do aminoácido triptofano, que é obtido através dos alimentos.
Baixas concentrações de serotonina podem causar, mau humor, problemas com o sono, ansiedade, e até depressão.
Uma boa estratégia de alimentação para melhorar os níveis de serotonina, seria aumentar o consumo de alimentos ricos em Triptofano e, uso de suplementos de triptofano quando necessário. Sendo o triptofano um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir, portanto, é necessário ingerir “via” alimentação. No Sistema Nervoso Central, o Triptofano será convertido em serotonina.
Contei pra vocês uma das várias funções do nosso Intestino, neste caso, relacionada a nossas emoções e, para exemplificar esta conexão Intestino – Cérebro.
Por essas e várias outras importantes funções, o intestino também é conhecido como o Maestro Metabólico, ou seja, comparado a uma orquestra que, para tal sinfonia ter excelência, se faz necessário muito afinamento para um resultado impecável.
Depois deste breve relato, você ainda tem dúvida de quanto a Saúde Intestinal impacta na saúde e bem-estar do ser humano?